Quem Somos

Projeto criado com o objetivo de oferecer cuidado emocional às mulheres diagnosticadas com câncer através de uma abordagem inovadora e integrativa, contemplado com inúmeras menções honrosas e prêmios por sua atuação em inovação social no campo da saúde. 

Tem sido uma longa e prazerosa caminhada, cheia de aprendizado, que se iniciou no final do ano de 2013, quando a idealizadora do Projeto Pérolas, Melissa Masoni, teve a ideia de criar um projeto impactasse positivamente as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, amenizando a dor emocional atrelada ao diagnóstico e tratamento da doença; e à sociedade, através da desmistificação dos tabus atrelados à doença. 

 Após meses de pesquisa e muitas conversas com mulheres diagnosticadas com câncer de mama, de vários Estados brasileiros, o caminho escolhido foi a arte, especificamente a fotografia. Melissa percebeu que, através de ensaios fotográficos bem elaborados e profissionais, conseguiria fazer com que as mulheres tirassem um pouco o foco da doença e voltassem a olhar para si, independente das modificações físicas que estavam ocorrendo com elas; um resgate ao feminino de cada uma delas. Paralelamente, através da exposição artísticas dessas fotos em eventos, galerias e espaços públicos, o impacto da desmistificação do tabu atrelado à doença traria uma nova perspectiva à sociedade.E assim foi feito.

No ano de 2014 foram realizados  3 ensaios fotográficos profissionais, com uma equipe de voluntários das áreas de produção, expressão corporal, maquiagem e fotografia. No ano de 2015, foram realizados  5 ensaios, com 8 mulheres e diversos voluntários. No mesmo ano, o Projeto realizou sua primeira exposição multimídia, com fotos e vídeos, a convite do Consórcio BRT, no Terminal Alvorada, no Rio de Janeiro. 

Os convites para exposições fotográficas cresceram: Hotel Intercity Teresópolis, Shopping Plaza Niterói, Shopping Itaboraí, Vale do Rio Doce, Parque de Madureira, Shopping de Madureira, SESC Teresópolis, Universidade Veiga de Almeida,  Exército brasileiro, OAB Duque de Caxias, OAB São Gonçalo, dentre outros locais.

Em 2016 o Projeto Pérolas teve uma média de 350 mulheres, de vários estados brasileiros, querendo participar. Diante de tamanha procura e constantes conversas com elas, o projeto foi se modificando naturalmente, abrindo espaço para mulheres diagnosticadas com outros tipos de câncer, além do de mama. Foi criado um grupo no whatsapp, para que essas mulheres, carinhosamente chamadas de Pérolas, pudessem interagir. O grupo chegou a ter mais de 100 mulheres com diagnóstico de câncer, de diferentes Estados, interagindo diariamente, trocando informações e afetos. É um grupo onde a sororidade, irmandade, união e cuidado mútuo entre mulheres, foi praticado e incentivado.

Mediante o aumento da procura para participação no projeto, Melissa identificou a necessidade de o projeto ampliar sua atuação, agregando outras ferramentas de incentivo ao bem estar emocional. 

Em outubro de 2016 foi criado um núcleo de terapia em grupo, com encontros semanais no Rio de Janeiro e em Niterói. A psico-oncologista Marília Zendron, de São Paulo, foi convidada a participar do Projeto, coordenando as demais psicólogas voluntárias. Com o atendimento psicológico gratuito às Pérolas, o projeto pôde cuidar da saúde emocional dessas mulheres, ao mesmo tempo em que obteve dados importantes para a criação de tratamentos mais humanizados para as pacientes com câncer.

No ano de 2017 foram firmadas parcerias com a fisioterapeuta oncológica Dra. Anke Bergmann, responsável pela implantação do serviço de Fisioterapia do Hospital do Câncer III / INCA; com o tatuador Daniel Tucci, para reconstrução da aréola mamária e cobertura de cicatrizes; dentre outros profissionais e empresas. Nesse mesmo ano teve início o atendimento gratuito de coaching profissional, para que elas pudessem ser reinseridas no mercado de trabalho, muitas vezes descobrindo novos talentos e possibilidades.

Em 2018 continuamos a crescer com o objetivo de agregar mais qualidade às nossas mulheres, com atendimentos nas áreas de nutrição oncológica, Thetahealing e meditação. Nesse ano, o INCA começou a enviar para o Projeto Pérolas algumas de suas pacientes, para complemento aos seus tratamentos.

Ao longo dessa estrada de constante aprendizado e evolução, conseguimos reunir dados que nos mostram a importância do trabalho que desenvolvemos, através dessa abordagem integral. Temos uma escola e material humano com informações diárias que agregam às pesquisas e estudos feitos por profissionais da área de saúde e nosso intuito é contribuir efetivamente para isso.

Seja um patrocinador desse projeto que está mudando a vida de mulheres diagnosticadas com câncer.

Conheça nosso trabalho, nos apoie e divulgue! Estamos presentes nas redes sociais.