Estou viva, e pronta para ser feliz

Texto: Leonor Genésio. Revisão: Isabela Oliveira. Foto: Mariana Machado.

Meu nome é Leonor, e tenho 69 anos. Em 2015, fui diagnosticada com câncer de mama com metástase intra clavicular. Sofri muito, chorei, gritei… Com o apoio da minha família, iniciei o tratamento. Fiz 8 sessões de quimioterapia e 17 herceptin.

Em agosto de 2016, fiz a mastectomia total da mama esquerda e esvaziamento da axila. Um mês após a minha cirurgia, o meu esposo -fazendo exames de rotina- descobriu um câncer de pulmão acompanhado de chikungunya, entrou em profunda depressão e faleceu em outubro 2017. Em janeiro deste ano -2018-, fiz outra cirurgia para retirada de um nódulo na tireoide.

Em 2017, passei a integrar o Projeto Pérolas que me proporcionou, além de outras coisas, as sessões de terapia onde conheci essa outra família que vêm me apoiando e ajudando a levantar minha autoestima. O Projeto promove vários encontros e ações que visam melhor qualidade de vida para mulheres com câncer, mostrando que estamos vivas e que somos capazes que ter uma vida plena e normal. Através do ensaio fotográfico que fiz, pude enxergar a mulher linda e perfeita que sou e que descobri que estou viva pronta para ser feliz.

Obrigada, Pérolas!