About us

Somos uma ONG que ajuda as mulheres a terem uma vida plena, através de uma abordagem integral diante do diagnóstico do câncer. Acreditamos que o ser humano é mais do que apenas seu corpo e ajudamos as mulheres na caminhada em busca de sua cura.

Tem sido uma longa e prazerosa caminhada, cheia de aprendizado, que se iniciou no final do ano de 2013, quando a idealizadora e presidente da ONG Projeto Pérolas. Melissa Masoni, teve a ideia de criar um projeto que amenizasse a dor emocional atrelada ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Na época, seu intuito era fazer com que as pacientes oncológicas pudessem  perceber a beleza única que têm, independente das modificações físicas que estavam ocorrendo com elas e a ferramenta utilizada para  causar esse impacto positivo foi a fotografia. Foram meses de pesquisa  e muitas conversas com mulheres diagnosticadas com câncer para que ficasse nítida a necessidade de agregar bem estar emocional à essas mulheres. Através de divulgação no Facebook, em grupos relacionados ao tratamento do câncer, apareceram as primeiras mulheres interessadas nessa nova proposta. No ano de 2014 foram realizados  3 ensaios fotográficos profissionais, com uma equipe de voluntários das áreas de produção, fotografia e maquiagem. No ano de 2015, foram realizados  5 ensaios, com 8 mulheres e diversos voluntários. No mesmo ano, o Projeto realizou sua primeira exposição multimídia, com as fotos e os vídeos dos ensaios, a convite do Consórcio BRT, no Terminal Alvorada, no Rio de Janeiro.

Em 2016 o Projeto Pérolas teve uma média de 350 novas mulheres, de vários estados brasileiros, querendo participar. Diante de tamanha procura e constantes conversas com elas, o projeto foi se modificando naturalmente, abrindo espaço para mulheres diagnosticadas com outros tipos de câncer, além do de mama. Foi criado um grupo no whatsapp, para que essas mulheres, carinhosamente chamadas de Pérolas, pudessem interagir. Hoje, o grupo tem cerca de 75 mulheres em diferentes fases do tratamento que interagem diariamente, trocando informações e afetos. É um grupo onde a sororidade, irmandade, união e cuidado mútuo entre mulheres, é praticada e incentivada.

Em outubro de 2016 foi criado um núcleo de terapia em grupo, com encontros semanais no Rio de Janeiro e em Niterói. Essa iniciativa foi tomada para suprir a necessidade por parte das Pérolas de dar continuidade ao bem estar emocional proporcionado através dos ensaios fotográficos. A psico-oncologista Marília Zendron foi convidada a participar do Projeto, coordenando as demais psicólogas voluntárias. Com o atendimento psicológico gratuito às Pérolas, o projeto propõe cuidar da saúde emocional dessas mulheres, ao mesmo tempo em que obtém dados importantes para a criação de tratamentos mais humanizados e holísticos, para as pacientes com câncer.

No ano de 2017 foram firmadas parcerias com as fisioterapeutas Dra. Anke Bergmann e Juliane Magno, para que elas não precisem conviver com dor; com o tatuador Daniel Tucci, da King Seven Tattoo, para reconstrução da aréola mamária e cobertura de cicatrizes; com a Bonelli estética para a micropigmentação fio a fio das sobrancelhas, além de parceiros que nos apoiam cedendo os espaços para que os grupos de terapia aconteçam. Trouxemos para o Projeto também um trabalho de coaching profissional, para que as mulheres atendidas possam voltar ao mercado de trabalho, muitas vezes descobrindo novos talentos e possibilidades.

Em 2018 continuaremos a agregar mais parceiros com trabalhos voluntários. A nutrição, a yoga e a meditação estão em nossas agendas.

Em quatro anos de estrada de constante aprendizado e evolução, temos, hoje, dados concretos que nos mostram a importância do trabalho que desenvolvemos, através dessa abordagem integral. Temos uma escola e material humano com informações diárias que agregam às pesquisas e estudos feitos por profissionais da área de saúde e nosso intuito é contribuir efetivamente para isso.

Seja um patrocinador desse projeto que está mudando a vida de mulheres diagnosticadas com câncer.

Conheça nosso trabalho, nos apoie e divulgue! Estamos presentes nas redes sociais.