Hoje posso dizer que sou feliz, bem mais feliz que antes.

Texto: Ilanete dos Santos. Revisão: Isabela Oliveira. Foto: Luciane Luppi.

Meu nome é Ilanete e tenho 39 anos. Antes do câncer, trabalhava em uma empresa onde o dia a dia era muito estressante. Porém, sempre gostei muito do que fazia. Um belo dia, fui fazer um papanicolau e, quando recebi o resultado, vi que havia uma infecção uterina não identificada. Minha médica pediu que eu fizesse uma biópisia, e não deu nada maligno. Voltei a fazer o papanicolau e deu novamente uma infecção não identificada. Enfim, fiz três biópsias sem nenhum resultado negativo. Minha médica sugeriu que eu fizesse uma cirurgia para retirar o útero. Chegando em casa, conversei com meu esposo e resolvi que iria pedir para sair do trabalho para fazer a cirurgia. Na época, ela custaria cerca de R$ 3.000,00.

Ao conversar com amigos e familiares, cheguei à conclusão de que seria melhor procurar outro médico para ter uma segunda opinião. Encontrei uma outra médica e comecei a me consultar com ela constantemente durante três anos. Ela me dizia que se eu não tinha câncer, não havia porque retirar o útero. Passados esses três anos, comecei a ter sangramentos. Comuniquei a médica, fiz vários tipos de exames e ela só dizia que estava tudo bem comigo, mas os sangramentos não paravam. Foi então que resolvi buscar outra médica. Foi nesse momento que descobri que estava com câncer de colo de útero.

Receber esta notícia foi bem doloroso, ainda mais porque eu estava me cuidando e fazendo exames frequentemente. Iniciei o tratamento no INCA com sessões de quimioterapia e radioterapia seguidas de braquiterapia. Durante o tratamento, pude rever várias coisas importantes na minha vida e hoje, depois de todo o processo e estando curada do câncer, posso dizer que essa doença me fez crescer. Me tornei uma pessoa melhor, aprendi a dar valor para pequenas coisas, pessoas… enfim, dar valor a vida.

Conheci o Projeto Pérolas através de uma amiga e hoje faço parte dele. Posso dizer que o Projeto muda realmente a vida de muitas mulheres que vivem esse problema, inclusive mudou a minha. O Projeto tem o intuito de fazer com que nós possamos voltar a nos sentir mulheres e sentirmos que estamos de volta à vida. Os encontros são ótimos, ouvimos histórias de outras mulheres e vemos como elas se sentem bem novamente, e isso é muito bom. Hoje posso dizer que sou feliz, bem mais feliz que antes.