Aprendi que tudo é fase, e fase passa.

Texto: Angélica Portela. Revisão: Isabela Oliveira. Foto: Arquivo pessoal.

Hoje o dia é de gratidão! Gratidão a Deus, à minha família… Gratidão por ter vencido! No dia 05/08/2015, eu estava operando para a retirada de um tumor na mama. Confesso que o coração estava cheio de medo do que viria pela frente: ali começava minha luta contra o tão temido inimigo chamado câncer. Após a cirurgia, o caminho foi árduo. Vieram as quimioterapias: 4 vermelhas e 4 brancas. Nossa, essas fizeram minha aparência mudar! Perdi meus cabelos, sobrancelhas, cílios e unhas. Fiquei inchada, enjoada, sem paladar… Tive bolhas nas mãos e nos pés, também. Era como se eu não me reconhecesse, com aquela aparência tão diferente.

Mas, apesar de tudo, eu tinha minhas filhas do meu lado. A Geovana e a Nathálya seguraram as minhas mãos e não me deixaram cair. Amor incondicional! Tive meus pais para me abraçar e dizer o quanto me amavam, minhas irmãs e sobrinhos também. Ficamos unidos a cada dia mais em uma corrente linda de amor e fé. Tive um Deus de poder do meu lado que me disse: Vamos lá, Angélica! Estou com você! E também minha Nossa Senhora que me acalentou e me acalmou nos momentos críticos com o amor de mãe… amigos que me deram palavras de confiança e conforto dizendo: você vai vencer! Também tiveram aqueles que se afastaram por não saber o que me dizer, enquanto eu só queria um abraço. Tiveram os que estavam longe e os virtuais que se fizeram presente no momento certo… Enfim!

Passei por esse momento delicado e veio então a radioterapia. Não foi agressiva como a quimioterapia, mas muito cansativa, por acontecer todos os dias. Foram 30 sessões. Foi difícil, mas eu venci! No final de 2016, conheci um projeto chamado Projeto Pérolas que foi divisor de águas na minha vida. Com ele ganhei amigas, filhas e irmãs de coração.  Hoje eu não saberia mais viver sem elas. Conheci a idealizadora Melissa Masoni que, sem passar pela dor do câncer, nos deu uma linda família regada de amor, afeto, carinho, sororidade e gratidão. Tão nova e se tornou como uma mãe, porque cuida com tanto carinho de todas nós, buscando nos ajudar com várias ferramentas para o nosso crescimento pessoal e emocional: minha gratidão à você.

Nessa caminhada, perdi algumas de minhas amigas. Dói muito, mas guardo cada uma em meu coração. Somos obrigadas a lidar com essa dor. Hoje, me sinto curada pela fé! Não tenho mais nenhum sinal da doença e faço o controle de 6 em 6 meses. Aprendi que tudo é fase, e fase passa….entregue, confie, receba e agradeça!